Sexta-feira, 30 de Outubro de 2009

.: 110. A Bruxa de Oz, Gregory Maguire :.

492 páginas

 

Sinopse:

Quando Dorothy triunfou sobre a Bruxa Má do Oeste no clássico O Feiticeiro de Oz, de L. Frank Baum, apenas conhecemos a sua versão da história. Mas, afinal, quem era esta misteriosa Bruxa? De onde veio? Como se tornou tão malvada? E qual é, então, a natureza do mal?
A Bruxa de Oz conta a história de Elphaba, uma menina de pele verde, insegura, rejeitada tanto pela mãe como pelo pai, um pastor reaccionário. Na escola ela também é desprezada pela sua colega de quarto Glinda, a Fada Boa do Norte, que só quer saber de coisas fúteis: dinheiro, roupas, jóias. Neste contexto, ela descobre que vive num regime opressor, corrupto e responsável pela ruína económica do povo. Elphaba decide, então, lutar contra este poder totalitário, tornando-se na Bruxa Má do Oeste, uma criatura inteligente, susceptível e incompreendida que desafia todas as noções preconcebidas sobre a natureza do bem e do mal.

 

Opinião:

Este é um livro muito mais adulto do que aquilo que o título parece antever. Talvez por isso, por esperar que, apesar de consideravelmente grande, esta fosse um obra de leitura fácil, uma coisinha leve para entreter um pouco, fiquei a achar que este é um livro bastante "pesado". Também é verdade que o li durante o Verão (é verdade, este blog andava a precisar de ser actualizado...), nos bocadinhos livres que tinha entre o trabalho. Por isso mesmo, penso que não estava no espírito certo para desfrutar do enredo.

O facto de não estar muito por dentro da história original de O Feiticeiro de Oz - só conheço os traços gerais - também pode ter contribuído para a minha opinião final; a verdade é que este foi um livro que não me impressionou ou agradou especialmente. Mostrou-se demasiado "estranho" para o meu gosto. Quem sabe se, no futuro, o voltarei a ler "com outros olhos".

Sílvia às 17:59
link | comentar
:
De Babs a 31 de Outubro de 2009 às 11:47
Adoro esse livro mas li em inglês porque não encontrei à venda em português. Tens de ir ver ao youtube as músicas do musical que foi adaptado desse livro ;) (a sério, mesmo que não tenhas gostado muito do livro...)
De beatriz a 1 de Fevereiro de 2010 às 16:07
eu tb achei um pouco decepcionante, vi a sinopse e pediu-o como prenda de natal gostei do principio mas chegou a um poonto que se tornou pesado e o final nao foi brilhante. traçoes gerais gostei, mas concordo que estava a espera de melhor

Comentar post